Informações da página
Início do conteúdo

Histórico do Curso

Atualmente, o mercado brasileiro de TI é o 7º maior do mundo. As empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da região da Serra Gaúcha destacam-se no desenvolvimento de aplicativos de gestão empresarial e, segundo a Associação de Empresas de Informática de Caxias do Sul, os profissionais mais requisitados por estas empresas são programadores e analistas de sistemas.

Desde o ano 1998 o Campus vinha oferecendo o curso técnico em informática subsequente ao ensino médio, sendo um dos cursos que apresentava uma demanda crescente a cada processo seletivo. O Decreto nº 5.154/2004 e o Parecer CNE/CEB nº 39/2004, permitiram a integração como a nova forma de relacionamento entre a Educação Profissional Técnica e o Ensino Médio, de forma que o Campus começou a elaborar projetos para cursos técnicos na forma integrada ao ensino médio. A instituição, em 2009, criou o curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio. O curso Técnico em Informática para Internet tem por objetivo capacitar profissionais a desenvolver sistemas de software de computador para serem disponibilizados na Internet.

O curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é decorrente da possibilidade de verticalização do ensino, uma vez que os cursos referidos anteriormente contemplam as necessidades de escolaridade da população de ensino médio e/ou técnico da região. Cabe ressaltar que tecnólogo tem formação profissional voltada para uma área bastante específica. O curso de ADS visa, assim, desenvolver a formação empreendedora de seus alunos através da inserção de componentes curriculares específicos em sua organização curricular, além de privilegiar a interdisciplinaridade entre as diversas áreas tecnológicas do Campus.

Desta forma, o curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas teve sua aprovação em reunião ordinária do Conselho Diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul em 2009, conforme Resolução do Conselho Superior Nº 017, de 22 de outubro de 2009. Em 2012 foi realizado o ajuste curricular aprovado conforme resolução do Conselho Superior Nº 054, de 28 de agosto de 2012. Em 27 de dezembro de 2012 o curso é reconhecido pela Portaria MEC nº 316 - publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 31 de Dezembro de 2012.

Em dezembro de 2015 foi aprovado pelo Conselho Superior a proposta de alteração da matriz curricular do curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRS-BG, que visa adequar o perfil do profissional formado com a área de atuação proposta pelo curso, além do atendimento à missão, visão e valores institucionais. Este novo PPC entrou em vigor a partir do primeiro semestre de 2016.

Página 1 de 2
Primeira Anterior 1 2 Próxima Última
Final do Conteúdo

IFRS - Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Câmpus Bento Gonçalves

Avenida Osvaldo Aranha, 540 | Bairro Juventude da Enologia | CEP: 95700-000 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: mauricio.rosito@bento.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3455-3200: Ramal 207 | Fax: (54) 3455-3246