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Projetos de Pesquisa

Abaixo são apresentados os projetos de pesquisa e desenvolvimento realizados atualmente pelos professores do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

 

1. Projeto de Acessibilidade Virtual da RENAPI

Esse projeto foi institucionalizado desde 2006 pelo Programa SIEP (Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica), hoje denominado RENAPI (Rede Nacional de Pesquisa e Inovação) do Ministério da Educação. O objetivo desse grupo é prover a acessibilidade virtual em sites, portais, objetos de aprendizagem, ambientes de educação a distância e sistemas web. Este projeto é composto por um uma gerência de projeto, localizado em Bento Gonçalves/RS e quatro núcleos de apoio, a saber: IFRS-Bento Gonçalves, IFCE-Fortaleza, IFBaiano-Catu e IFBaiano-Guanambi. Nossa equipe é formada por profissionais das áreas de: Ciência da Computação, Educação, Educação a Distância, Informática na Educação Especial, Design Gráfico, além de bolsistas de nível médio e superior das áreas de Ciência da Computação, Pedagogia, Português, Física, Inglês e Educação Especial. Bolsistas com necessidades especiais também fazem parte de nossa equipe, conferindo autenticidade e profissionalismo aos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos.
 
Site: http://acessibilidade.bento.ifrs.edu.br
 
Membros da Equipe:
  • Gerente de Projeto: Andréa Sonza
  • Gerente de Núcleo: Agebson Rocha Façanha (IFCE), André Rezende (IFBaiano - Catu), Maurício Covolan Rosito(IFRS), Woquiton Fernandes (IF Baiano – Guanambi)
  • Pesquisador Orientador: Cayo Pabllo Santana de Jesus, Erik Schuler, Everaldo Carniel, Gleison Nascimento, Sandro Neves Soares, Sirlei Bortolini, Tarsio Cavalcante
  • Bolsistas: Anderson Dall Agnol, Bruna Salton, Daniel Oliveira Mota, Diego Potapczuk, Fabíola Féo, Fernando Sebenello Soares, Francisco Procopio Leal da Silva, Jason Scalco Piloti, Josiane Pagani Ferreira, João Gilberto Pereira, Jucélia Poletto Almeida, Juliano Gatto, Lael Nervis, Lucas Ferrari da Costa, Lucas Schwochow, Lívio Siqueira Lima, Maludiane Eduardo Nascimento, Marguit Goetze, Maria da Conceição Carneiro Araújo, Maria Isabel Accorsi, Marina Dall'Onder, Maurício Cayres Netto, Márcio Bortolini dos Santos, Nádia Maia, Paula Patrícia Oliveira da Silva, Phyllipe do Carmo Felix, Ricardo Moro, Rodrigo Lima, Rodrigo Cainelli, Ruama Santos Patricio, Sidenir Zeferino da Rocha Carvalho, Tamára Salvatori, Vera Lúcia Carneiro Fucks
Parcerias:
  • MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão)
  • APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Carlos Barbosa / RS
  • APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Garibaldi / RS
  • Associação dos deficientes visuais de Bento Gonçalves
  • Escola João Pratavera de Caxias do Sul/RS
  • Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência
 

2. Desenvolvimento de Ferramenta de Autoria para Objetos de Aprendizagem OBAACan

Os objetos de aprendizagem são recursos didáticos digitais ou não, acompanhados de um arquivo de metadados que o identifica. Esta proposta prevê o desenvolvimento de um projeto cujo objetivo é implementar de uma ferramenta para autoria de objetos de aprendizagem nas OBAA, CanCore, Dublin Core e OBAACan, tendo como foco esta última. Ainda, serão desenvolvimentos objetos de aprendizagem, os quais serão descritos nas especificações citadas a fim de validar o funcionamento da ferramenta.
 
Membros da Equipe:
  • Professora Orientadora: Júlia Marques Carvalho da Silva
  • Bolsista: Adriana Neis
  • Edital: IFRS PROPI N° 006/2012 - Iniciação Tecnológica - PROBITI Fapergs
 
 

3. Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem OBAACan

Os objetos de aprendizagem são recursos didáticos digitais ou não, acompanhados de um arquivo de metadados que o identifica. Este arquivo é essencial para a indexação e recuperação dos objetos de aprendizagem em repositórios. Atualmente existem algumas especificações para metadados, como: IEEE LOM, Dublin Core, OBAA, CanCore, etc. Esta proposta prevê o desenvolvimento de um projeto cujo objetivo é implementar de uma ferramenta para preenchimento e conversão de metadados nas especificações OBAA, CanCore, Dublin Core e OBAACAn, tendo como foco esta última. Ainda, serão desenvolvimentos objetos de aprendizagem, os quais serão descritos nas especificações citadas a fim de validar o funcionamento da ferramenta.
 
Membros da Equipe:
  • Professora Orientadora: Júlia Marques Carvalho da Silva
  • Bolsista: Vinicius de Carli
  • Edital: IFRS PROPI N° 009/2012 - PIBITI CNPq - Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
 

4. CanCore – OBAA: uma proposta de padrão para especificação de metadados Brasil-Canadá

Este projeto de pesquisa visa propor um conjunto de metadados para objetos de aprendizagem a partir das especificações CanCore (desenvolvida no Canadá) e OBAA (desenvolvida no Brasil). Os objetos de aprendizagem são recursos didáticos digitais, organizados em repositórios, através de arquivos metadados responsáveis por descrever as propriedades técnicas, pedagógicas e de autoria. O CanCore e o OBAA foram desenvolvidos com base na especificação IEEE LOM, entretanto, cada um deles incluiu as necessidades e particularidades de cada país. O CanCore considera o sistema educacional canadense para especificar os objetos de aprendizagem. O OBAA possibilita a descrição de conteúdos multiplataforma e segmentados, além de requisitos de acessibilidade e comunicação com sistemas multiagentes, através de ontologias. Logo, através deste projeto, objetiva-se estabelecer uma nova especificação, buscando a convergência entre o CanCore e OBAA. Como resultado, tornar-se-á mais fácil a busca de objetos de aprendizagem em repositórios de instituições brasileiras e canadenses, contribuindo assim, para o intercâmbio dos recursos didáticos.
 
Parcerias:
  • CÉGEP Sherbrooke
  • UNIVALI
 
Membros da Equipe:
  • Professor Coordenador: Júlia Marques Carvalho da Silva
  • Professor Colaborador: Vinicius Hartmann Ferreira
Alunos voluntários:
  • Adriane Fabro, Alexandre Antunes Bento, Samuel Rigoni
  • Colabores externos voluntários: Anita Maria da Rocha Fernandes (UNIVALI), Rafael de Santiago (UNIVALI)
 
 

5. Reconfiguração Dinâmica de Projetos de Desenvolvimento de Software

O desenvolvimento de software requer o planejamento e a execução de atividades definidas de acordo com o escopo do projeto, onde é necessário lidar tanto com assuntos gerenciais quanto técnicos. Durante o planejamento e a execução de projetos de software, diferentes tipos de tarefas são atribuídos a recursos que possuem características distintas (resultando num complexo conjunto de dependências entre estas atividades) com o objetivo de cumprir as metas relacionadas com os custos e o tempo destes projetos. Assim, em resposta às novas informações ou estimativas, pode ser necessário realizar modificações no plano do projeto, tal como realocar recursos ou cancelar tarefas. Estes ajustes, necessários ao projeto em função das modificações que surgem no decorrer do tempo, dão origem ao termo reconfiguração de projetos. As pesquisas nesta área têm tratado tradicionalmente este problema sob uma perspectiva estática, privilegiando os aspectos relacionados ao planejamento inicial dos projetos. Mais recentemente, tem-se tratado esse problema sob uma perspectiva dinâmica, na qual se adaptam os projetos durante a sua execução, o que implica na inclusão, exclusão e alteração de atividades e re-agendamento de recursos. Tais mudanças por vezes determinam impacto nos prazos e custos previamente definidos para o projeto. Considerando o quadro apresentado, no sentido de contribuir para a solução das dificuldades apontadas, este projeto propõe a definição de um modelo computacional para o suporte a reconfiguração dinâmica de projetos de software. Para avaliação do modelo e materialização da proposta, propõe-se o desenvolvimento do protótipo de uma ferramenta de software.
 
Membros da Equipe:
  • Professor Orientador: Maurício Covolan Rosito
  • Bolsista: Lael Nervis

 

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IFRS - Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Câmpus Bento Gonçalves

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