Informações da página
Início do conteúdo

Infraestrutura

O Campus oferece aos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Análise e desenvolvimento de Sistemas, uma estrutura que proporciona o desenvolvimento cultural, social e de apoio à aprendizagem, necessárias ao desenvolvimento curricular para a formação geral e profissional, conforme descrito nos itens a seguir:

Biblioteca

A biblioteca do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves, denominada biblioteca Firmino Splendor, foi inaugurada em 22 de outubro de 2013 e tem por objetivo auxiliar os professores nas atividades pedagógicas e colaborar com o desenvolvimento intelectual da comunidade acadêmica.  Esse setor presta serviços de empréstimo, renovação e reserva de material, consultas informatizadas e bases de dados. Além do mais, oferece orientação na organização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas) e visitas orientadas. As normas de funcionamento da biblioteca estão dispostas em regulamento na página do Campus.

As instalações da biblioteca estão localizadas em um prédio novo, que compreende uma área de 1.247 m² divididos em dois pavimentos, no qual a biblioteca ocupa o andar superior com 623,98 m². Este espaço foi projetado para atender todas as necessidades da comunidade escolar, o que inclui elevador, computadores para uso dos alunos e salas individuais de estudos.

A biblioteca do Campus opera com o sistema Pergamum, que é um software especializado em gestão de bibliotecas, facilitando assim a gestão de informação, ajudando a rotina diária dos usuários da biblioteca. O acervo da Biblioteca, desta forma, está totalmente informatizado, possibilitando que seus usuários façam consultas, reservas e renovações de livros de qualquer computador conectado à Internet. Atualmente conta-se com um acervo bibliográfico de aproximadamente 15 mil títulos, sendo livros, periódicos e materiais audiovisuais de diversas áreas de conhecimento. É a segunda maior Biblioteca do IFRS.

A biblioteca Firmino Splendor faz parte do Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SiBIFRS), que é composto por todas as bibliotecas dos Campus que integram o Instituto. Assim, além do acervo do Campus Bento Gonçalves, os usuários podem consultar também o acervo das outras Bibliotecas dos Campus que integram o Instituto.

Salas de Aula e Atendimento aos Alunos

A Tabela abaixo relaciona a infraestrutura física disponível e necessária para realização de atividades teóricas e atendimento aos alunos do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e que é utilizada pelos demais cursos ofertados no IFRS– Campus Bento Gonçalves:

Tabela : Infraestrutura disponível para os cursos ofertados no IFRS – Campus Bento Gonçalves

Finalidade

Descrição

Quantidade

Status

Salas de aula

Salas de aula equipada com 35 carteiras, com quadro branco e projetor de multimídia.

23

Implantado

Salas de aula

Salas de aula equipada com 15 carteiras, com quadro branco e projetor de multimídia.

1

Implantado

Palestras, cursos e eventos culturais

Auditório com a disponibilidade de 166 lugares, projetor multimídia, computador, sistema de caixa acústica e microfones.

1

Implantado

Palestras, cursos e eventos culturais

Mini-auditório com a disponibilidade de 30 lugares, projetor multimídia, computador, sistema de caixa acústica e microfones.

3

Implantado

Reuniões didático-pedagógicas

Sala climatizada com capacidade para 12 pessoas

1

Implantado

Coordenação pedagógica

Salas climatizadas, equipada com computadores com acesso à internet e telefone

1

Implantado

Salas de professores

Salas equipadas com mesas, cadeiras, armários e com acesso à internet e telefone

9

Implantado

 

Laboratórios

Os Laboratórios de Informática estão localizados no Bloco C, distribuídos em 6 salas (sendo uma preferencial para o curso) incluindo um laboratório de Aprendizagem e Desenvolvimento de Software, que totalizam 144 computadores. Todos os equipamentos são ligados em rede e com acesso à internet e equipados com softwares para o desenvolvimento das aulas previstas para o curso. O horário de funcionamento dos laboratórios é das 7h:30min às 22h:15min.

A Tabela abaixo apresenta a infraestrutura física disponível de laboratórios para realização de aulas teóricas/práticas necessárias à oferta do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas:

Tabela : Laboratórios disponíveis para os cursos ofertados no IFRS – Campus Bento Gonçalves

IDENTIFICAÇÃO

DESCRIÇÃO

Laboratório 1

  • Laboratório de informática com 31 computadores (1 para professor e 30 para alunos) com programas específicos instalados e conexão com a internet;
  • Computadores com processador quad-core, 2G de ram, monitor lcd 17".
  • 1 Projetor multimídia;
  • 1 Lousa interativa.
  • Sistemas operacionais Windows XP e Fedora 21 em dual-boot.

Laboratório 2

  • Laboratório de informática com 16 computadores (1 para professor e 15 para alunos)  com programas específicos instalados e conexão com a internet;
  • Computadores com processador quad-core, 2G de ram, monitor lcd 17";
  • 1 Projetor multimídia;
  • 1 Lousa interativa.
  • Sistemas operacionais Windows XP e Fedora 21 em dual-boot.

Laboratório 3

  • Laboratório de informática com 25 computadores (1 para professor e 24 para alunos) com programas específicos instalados e conexão com a internet
  • Computadores com processador core i3, 8G de ram, monitor lcd 21";
  • 1 Projetor multimídia;
  • 1 Lousa interativa.
  • Sistemas operacionais Windows 7 e Fedora 20 em dual-boot.
  • Demais softwares instalados são livres;

Laboratório 4

  • Laboratório de informática com 31 computadores (1 para professor e 30 para alunos) com programas específicos instalados e conexão com a internet
  • Computadores com processador quad-core, 2G de ram, monitor lcd 17";
  • 1 Projetor multimídia;
  • 1 Lousa interativa.
  • Sistemas operacionais Windows XP e Fedora 20 em dual-boot.

Laboratório 5

  • Laboratório de informática com 31computadores (1 para professor e 30 para alunos) com programas específicos instalados e conexão com a internet
  • Computadores com processador quad-core, 2G de ram, monitor lcd 17";
  • 1 Projetor multimídia;
  • 1 Lousa interativa.
  • Sistemas operacionais Windows XP e Fedora 21 em dual-boot.

Laboratório de Aprendizagem e Desenvolvimento de Software

  • Laboratório de informática com 10 computadores com programas específicos instalados e conexão com a internet
  • Computadores com processador quad-core, 2G de ram, monitor lcd 17";
  • Sistemas operacionais Windows XP e Fedora 20 em dual-boot.

 

Área de esporte e convivência

A Tabela abaixo relaciona a infraestrutura física disponível e necessária para realização de atividades esportivas e de convivência dos alunos do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e que é utilizada pelos demais cursos ofertados no IFRS– Campus Bento Gonçalves:

Tabela : Áreas de esporte e convivência disponíveis para os cursos ofertados no IFRS – Campus Bento Gonçalves

FINALIDADE

DESCRIÇÃO

QTD

STATUS

Ginásio de esportes

Ginásio de esportes com capacidade para 400 pessoas possuindo arquibancadas, 2 goleiras, 2 suportes e tabela para basquete, 1 sala de professor, 1 banheiro masculino e 1 banheiro feminino.

1

Implantado

Campo de futebol

Campo de futebol de areia

1

Implantado

Espaço de Convivência

Espaço de Convivência, com banheiros, cantina, mesas e cadeiras.

1

Implantado

Centro de convivência

Centro de convivência exclusiva para os alunos, com capacidade para 200 estudantes, equipada com armários, televisão, sofá, banheiros, enfermaria, cantina e espaços para diretórios e entidades estudantis e comissões.

1

Em construção

Espaço Cultural

Espaço Cultural – Departamento de Tradições Gaúchas, com capacidade para 200 pessoas equipado com mesas, cadeiras, banheiro masculino e feminino e sala administrativa.

1

Implantado

 

Área de suporte e auxílio ao discente

A Tabela abaixo relaciona a infraestrutura física disponível e necessária para realização de atividades de suporte e auxílio aos discentes do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e que é utilizada pelos demais cursos ofertados no IFRS– Campus Bento Gonçalves:

Tabela: Áreas de suporte e auxílio dos discentes disponíveis para os cursos ofertados no IFRS – Campus Bento Gonçalves

FINALIDADE

DESCRIÇÃO

QUANTIDADE

STATUS

Refeitório

Refeitório onde são servidas em média 350 refeições gratuitas diárias (café, almoço e jantar) com identificação digitalizada, equipamentos de cozinha industrial, câmara de conservação de alimentos.

1

Implantado

Departamento de Apoio ao Educando

O Departamento de Apoio ao Educando conta com dois computadores com acesso à internet.

1

Implantado

Biblioteca

Biblioteca possui 623,98 m2, com acervo de livros de 15 mil títulos, informatizada com o software de bibliotecas Pergamum e faz parte do Sistema de Bibliotecas do IFRS.

1

Implantado

Registros Acadêmicos

Registros Acadêmicos para atendimento à comunidade escolar contendo mesas, cadeiras, microcomputadores, ar condicionado, arquivo de documentos.

1

Implantado

 

Página 2 de 2
Primeira Anterior 1 2 Próxima Última
Final do Conteúdo

IFRS - Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Câmpus Bento Gonçalves

Avenida Osvaldo Aranha, 540 | Bairro Juventude da Enologia | CEP: 95700-000 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: mauricio.rosito@bento.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3455-3200: Ramal 207 | Fax: (54) 3455-3246