Informações da página
Início do conteúdo

Estrutura Curricular

As disciplinas foram distribuídas em 6 semestres letivos, considerando a sequência do desenvolvimento dos saberes e carga horária. 

 

Primeiro Semestre

Português Instrumental (60h): Leitura, interpretação e produção de textos. Coesão e coerência textuais. Texto dissertativo de caráter científico. Texto informativo técnico. Normas gramaticais usuais (aplicáveis ao texto). Gêneros textuais: resumo, resenha, artigo acadêmico, relatório, monografia. Referenciação bibliográfica. Oratória. Recursos audiovisuais: regras básicas para a produção de exposições orais.

 
Inglês Instrumental (60h): Leitura e interpretação de textos da informática em Língua Inglesa. Técnicas de leitura: guessing, skimming, scanning, levantamento de palavras-chave, exploração oral prévia do assunto e dos temas.
 
Lógica para a Computação (60h): Relação entre Lógica, Matemática e Computação. Sintaxe e Semântica da Lógica Proposicional. Sintaxe e Semântica da Lógica de Predicados. Sistemas de Prova com Dedução Natural. Formalização e Verificação de Argumentos. Teorias de Primeira Ordem. Aplicações de Lógica na Computação.
 
Fundamentos da Computação (60h): Sistemas de computação: hardware e software. Conceitos básicos de teoria da computação. Álgebra booleana. Representação e processamento da informação. Sistemas de numeração.
 
Programação I (90h): Introdução a programação. O que são algoritmos. Representações de Algoritmos. Tipos de Dados e Variáveis. Comandos de Entrada e Saída. Estruturas Condicionais. Estruturas de Repetição. Vetores e Matrizes. Linguagens de Programação.
 

Segundo semestre

Sistemas de Informação (60h): Introdução a Teoria Geral da Administração. Pensamento Sistêmico. Teoria Geral dos Sistemas. Sistemas de Informação Administrativos. Tomada de decisão. Sistemas de Informação e o processo decisório. Tecnologia da Informação. Novos Usos da Tecnologia da Informação na Empresa.

Matemática Discreta (60h): Teoria dos Conjuntos. Técnicas Básicas de Demonstração. Funções Totais, Parciais e Relações. Relações de Ordem e Equivalência. Conjuntos Indutivos e Funções Recursivas. Indução sobre os Naturais. Princípios de Análise Combinatória.

Organização e Arquitetura de Computadores (60h): Introdução à Organização de Sistemas de Computação: Processadores, Memória e Entrada/Saída. Microarquitetura e Microprogramação. Tipos de Instruções. Endereçamento de Memória. Fluxo de Controle. Memória Virtual e Segmentação. Instruções de Entrada e Saída. Relocação e Carga de Programas. Ligação de Programas. Programação em Linguagem Assembly. Noções de Arquiteturas Avançadas.
 
Engenharia de Software (60h): Contextualização da Engenharia de Software. Fundamentação dos Princípios da Engenharia de Software. Conceituação de Produto e Processo de Software. Comparação entre os Paradigmas de Desenvolvimento Software. Caracterização do Projeto de Software. Introdução a Gerenciamento de Projetos. Introdução a Qualidade de Software.
 
Programação II (90h): Introdução a Orientação a Objetos. Herança. Interfaces e Polimorfismo. Encapsulamento de Dados. Sobrecarga e Sobrescrita de Métodos. Tratamento de Exceções e Erros. Linguagem de Programação Orientada a Objeto. Tipos de Estruturas de Dados. Listas Lineares: Pilhas, Filas e Filas Duplas. Listas Encadeadas. Persistência de Dados.
 

Terceiro semestre

Álgebra Linear e Cálculo Numérico (60h): Estudo da Álgebra Matricial. Sistemas de Equações Lineares e Operações Elementares com as Matrizes Ampliadas dos Sistemas Lineares. Estudos de métodos numéricos diretos e Iterativos para Resolução de Sistemas de Equações Lineares. Refinamento de Soluções e Implementações computacionais.

 
Sistemas Operacionais (60h): Conceito, funções e tipos de sistemas operacionais. Conceitos e tipos de processos. Comunicação entre processos. Escalonamento de processos. Gerência de memória. Memória virtual. Segurança e proteção. Princípios de Sistemas distribuídos. Estudo de sistemas existentes: Windows, Linux, Unix, etc.
 
Banco de Dados I (60h): SGBD: arquitetura, objetivos, requisitos, componentes de um sistema de banco de dados. Modelo de dados relacional. Linguagens de Consulta: Álgebra e cálculo relacional; SQL. Projeto de Banco de Dados.
 
Análise e Projeto de Sistemas (60h): Introdução à análise e projeto de sistemas. Caracterização e aplicação de metodologias e ferramentas de modelagem de sistemas orientados a objetos. Apresentação de uma metodologia desenvolvimento de sistemas de software.
 
Programação III (90h): Arquitetura Web. Servidores Web. Protocolo HTTP. HTML, XML, CSS e Scripts. Paradigma de programação para Web. Linguagens Script para WEB. Arquitetura de Software MVC.
 

Quarto semestre

Tecnologia e Sociedade (30h): A utilização das tecnologias na/pela sociedade. Aspectos éticos, sociais, políticos e econômicos referentes à utilização das tecnologias computacionais. Compreensão e ação frente aos processos de mudanças sociais de base tecnológica, visando superar desafios. Perspectivas da sociedade informatizada. Políticas Públicas relacionadas às tecnologias e sistemas de informação. Ciência, tecnologia e humanismo. Cultura e Diversidade Cultural.

 
Redes de Computadores I (60h): Conceitos e características de Comunicação de Dados. Tipos de Transmissão. Detecção e Correção de erros. Equipamentos de Modulação e Demodulação. Padrões e Protocolos de Comunicação. Conceitos de Redes de Computadores: protocolos; classificação; topologias; padrões; Modelos de Referência: OSI e TCP/IP.
 
Banco de Dados II (60h): Arquitetura de sistemas de gerenciamento de banco de dados. Conceitos: transação, concorrência, recuperação, segurança, integridade. Bancos de dados distribuídos. Visão geral de desempenho e sintonia. Server-side scripting: Triggers e Stored Procedures.
 
Estatística Aplicada (60h): A natureza da estatística; população e amostra; séries estatísticas; gráficos estatísticos; distribuição de freqüências; medidas de posição; medidas de dispersão e variabilidade; medidas de assimetria e curtose; probabilidade; distribuição binomial e normal; correlação e regressão.
 
Interação Humano-Computador (30h): Fundamentos de IHC e usabilidade. Técnicas de análise, concepção e avaliação de interfaces. Projeto de interface. Acessibilidade.
 
Desenvolvimento de Sistemas I (90h): Análise e Modelagem de um Sistema de Informação: Levantamento de Requisitos; Casos de Uso; Modelagem dos Objetos; Modelagem dos Dados. Aplicação de uma metodologia de desenvolvimento de software.
 

Quinto semestre

Metodologia da Pesquisa (30h): Estruturação e elaboração de projetos. Noções gerais de Metodologia Científica: tema, problema, hipótese, pesquisa experimental, descritiva, documental. Metodologia analítica e experimental. Análise de resultados. Discussão. Conclusão. Diferenciação entre trabalhos monográficos, dissertações, teses.

 
Tópicos Avançados I (60h): Desenvolvimento para dispositivos móveis. Visão geral da computação móvel. Plataformas de hardware e software para dispositivos móveis. Ferramentas de Desenvolvimento. Introdução à criação de interfaces gráficas. Integração entre dispositivos móveis e a Internet. Persistência de dados. Utilização de uma plataforma de programação para dispositivos móveis.
 
Redes de Computadores II (60h): Arquitetura de Redes. Internet: Arquitetura e Protocolos. Tecnologias Emergentes. Gerência de Redes: conceitos. Arquitetura de gerenciamento. Protocolos de gerenciamento. Monitoração e controle de rede. Plataformas de gerenciamento. Segurança: conceitos de segurança em redes. Segurança nos protocolos de redes. Política de segurança. Firewalls.
 
Gerência de Projetos de Software (60h): Introdução à Gerência de Projetos. Metodologias, técnicas e ferramentas do gerenciamento de projetos de software. Planejamento, execução, acompanhamento, controle e encerramento de um projeto de software.
 
Qualidade de Software (30h): Fundamentação histórica e conceitual da qualidade de software. Modelos e normas de qualidade de software. Métricas de software. Técnicas de garantia da qualidade de software. Qualidade e definição de processo de software.
 
Desenvolvimento de Sistemas II  (90h): Desenvolvimento de um Sistema de Informação: Utilização de Linguagens de Programação Orientadas a Objetos; Utilização de Padrões de Projeto e Frameworks; Utilização de Banco de Dados; Versionamento; Testes de software; Implantação e Manutenção de Sistemas de Informação.
 

Sexto Semestre

Empreendedorismo (60h): Empreendedorismo e o ambiente da Globalização. Empregabilidade e o Empreendedor. Empresa. Idéias e Oportunidades de negócio. Estrutura e relações interpessoais na empresa. Cliente, qualidade e competitividade. Plano de negócios. Análise de viabilidade econômico-financeira. Aspectos legais.

 
Filosofia e Ética (60h): Introdução à Filosofia. A atitude filosófica. Ética. Humanismo. O exercício profissional sob a perspectiva ética. Tecnologias aplicadas de forma ética. Processos Produtivos e Relações de Trabalho na sociedade capitalista.
 
Tópicos Avançados II (60h): Introdução a Sistemas Inteligentes. Técnicas de SI: sistemas especialistas, raciocínio baseado em casos, redes neurais, algoritmos genéticos, agentes inteligentes. Aplicações de SI. Personalização e sistemas de recomendações. Técnicas e aplicações de SR.
 
Desenvolvimento de Sistemas III (90h): Prática de desenvolvimento de sistemas. Aplicação de gerenciamento de projeto e de configuração no desenvolvimento de um sistema. Desenvolvimento de um sistema desde a modelagem de negócios da organização até a sua implantação, através da análise, projeto, implementação, documentação, testes e entrega.
 
Modelagem de Processos de Negócio (60h): Modelagem conceitual através da UML. Visão de negócio.Visão de processos de negócio. Regras de negócio. Modelagem da arquitetura de negócio.  Gerenciamento de processos de negócio (BPM). Notação para modelagem de processos de negócio (BPMN).
 

Disciplinas optativas

Libras (30h): A disciplina focaliza o ensino da LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, através da prática. Considera essa  modalidade linguística a forma mais apropriada de comunicação entre os surdos, bem como, entre surdos e ouvintes. Discute questões referentes ao poder e à força dessa língua em relação à comunidade surda. Enfatiza a importância de habilidades referentes à expressão corporal e facial, considerando esses, fatores constituintes da Língua de Sinais. Compreender os Pressupostos da Lei n. 9394/96 sobre Educação Especial. Conceito e noções gerais relacionadas aos Portadores de Necessidades Especiais. O Portador de Necessidades Especiais no Brasil.

 

Marketing (30h): Fundamentos de marketing. Marketing estratégico e operacional. Comportamento do consumidor. Segmentação de mercado. Composto mercadológico. Noções de pesquisa de mercado.

 
Educação Inclusiva e Recursos de Tecnologia Assistiva (30h): A trajetória da inclusão das pessoas com necessidades especificas no Brasil. Desenho universal. Necessidades Educacionais Especiais: Dificuldades de aprendizagem e aspectos educacionais. Políticas públicas para Educação Inclusiva no Brasil. Conceito e classificação da Tecnologia Assistiva. Acessibilidade Virtual.
 
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social (60h): Gestão do meio ambiente. Destino e tratamento dos passivos ambientais. Impactos de ações antrópicas no ambiente

 

Página 1 de 2
Primeira Anterior 1 2 Próxima Última
Final do Conteúdo

IFRS - Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Câmpus Bento Gonçalves

Avenida Osvaldo Aranha, 540 | Bairro Juventude da Enologia | CEP: 95700-000 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: mauricio.rosito@bento.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3455-3200: Ramal 207 | Fax: (54) 3455-3246